Dicas Gastronomicas
Harmonização de Espumantes
O método de produção, a variedade de uva e a quantidade de açúcar residual são alguns dos fatores que também influenciam no processo de harmonização. Por ser, em geral, uma bebida fresca e elegante, o espumante casa muito bem acompanhando comidas leves e sutis. Vejamos algumas dicas de especialistas de combinação deste tipo de vinho.
Entradas
No início da refeição, o espumante, com acidez e leveza na medida certa, é perfeito para abrir o apetite. A escolha do vinho deve acompanhar o estilo do prato. Uma salada com camarões, por exemplo, cai bem com um espumante brut; com carpaccio, um espumante Rosé; com canapés ou caviar, um prosseco italiano vai bem, com entrada à base de frutas, um espumante seco – o champagne francês combina com todos esses pratos.
Pratos principais
Combinações com carnes vermelhas e molhos de sabor forte são de difíceis, tente evitar. Frutos do mar como lagosta, salmão e camarão com molhos mais encorpados harmonizam perfeitamente com champagnes Blanc de Noir. Carnes brancas caem bem com espumantes secos mais ácidos.
Sobremesas
Espumantes mais doces ou Demi-sec da Itália são ótimos para saborear com doce com creme de vanilla, ou mesmo rabanadas.
Fonte: www.clubedosvinhos.com.br