Dicas Gastronomicas
Vinho Merlot combina com o quê? Saiba como harmonizar!
Origem da Uva Merlot
A origem dessa uva é a região de Bordeaux na França, uma uva tinta com cachos de tamanho médio em forma triangular. Seus bagos são médios com uma casca resistente de cor azul bem escuro e que possuem uma maturação precoce.
Dizem que o seu nome deriva de um pequeno pássaro preto que é muito comum na Europa conhecido como “pequeno merle”, ou melro, em francês.
O nome Merlot seria uma derivação de Melro por conta da comparação feita entre a cor preto-azulada do pássaro e as uvas maduras dessa variedade, outra teoria, é que os melros gostam de comer essas uvas antes da colheita.
Com o que harmonizar?
Carnes, aves e peixes
Merlot com carne vermelha é uma combinação natural. A suavidade do vinho permite a combinação com aves assadas, principalmente com pato. Peixes também combinam perfeitamente, como o salmão e atum, grelhados ou enegrecidos. É possível experimentar vinhos merlot também com hambúrgueres, salame, bolo de carne, carne assada, cordeiro e carnes preparadas com molho de frutas.
Queijos
Queijo brie, queijo azul e queijo cheddar, que tem características mais robustas, casam bem com os sabores do merlot. Queijos assados, como o da pizza ou do pão ázimo também são uma ótima escolha.
Massas
Massas com tomate, molho picante ou pesado, podem equilibrar perfeitamente com Merlot. Receitas alcoólicas que utilizam o merlot em massas também é uma boa combinação com o vinho.
Fonte: Google